Gestão Estratégica para Procuradorias
A Procuradoria é a primeira a ser cobrada quando a Dívida Ativa não anda:
execuções fiscais congestionadas, prescrição intercorrente, execuções natimortas, decisões do CNJ/STF pedindo racionalização e, por cima de tudo, o risco pessoal de responsabilização do procurador.
A GOVSEC foi desenhada para que a Procuradoria recupere o controle da carteira, com critérios claros, automação do que é repetitivo e trilha de auditoria completa para defesa do trabalho técnico.
•Afogamento em petições repetitivas (iniciais, manifestações padrão, pedidos de penhora, suspensão, extinção).
•Risco constante de prescrição e prescrição intercorrente, por falta de braço para movimentar todo o estoque.
•Execuções fiscais de baixo valor ou baixa recuperabilidade, que ocupam tempo, mas não trazem resultado.
•Dificuldade em demonstrar esforço arrecadatório e critério na seleção de ajuizamento para TCE, CNJ e MP de Contas.
•Falta de integração entre Dívida Ativa, cobrança extrajudicial, cadastro e sistema processual: cada área tem um pedaço da informação.
A GOVSEC entra aqui como infraestrutura de governança da Dívida Ativa judicial, e não apenas como “sistema de cobrança”.
1. Visão estratégica da carteira de execuções fiscais
• Painéis que mostram: quantos processos por faixa de valor, idade, fase processual, probabilidade de recuperação.
• Identificação de execuções natimortas, processos parados, ações com risco imediato de prescrição.
• Segmentação automatizada por perfil de devedor, valor, garantias, histórico de pagamento.
2. Automação de petições padronizadas (sem perder controle jurídico)
• Modelos oficiais de iniciais, manifestações e requerimentos parametrizados pela própria Procuradoria.
• Geração em lote de petições para:
• pedidos de penhora / pesquisa patrimonial,
• intimações em massa,
• extinção por valor abaixo de alçada ou por pagamento,
• regularização de processos com risco de prescrição.
• Cada petição emitida fica vinculada ao critério que a selecionou, criando linha de defesa técnica para o procurador.
3. Integração com a cobrança extrajudicial e a Dívida Ativa administrativa
• A Procuradoria enxerga, em cada caso, o que foi tentado antes do ajuizamento:
o notificações digitais, portal do contribuinte, protesto, acordos, quebras de parcelamento.
• Isso fortalece o argumento de exaurimento de meios extrajudiciais e racionalidade na escolha de ajuizar ou extinguir.
4. Critérios objetivos para ajuizar, manter ou extinguir
• Parametrização de alçadas mínimas por valor, tipo de crédito ou perfil de devedor.
• Ferramentas para simular impacto de políticas:
• “o que acontece se eu deixar de ajuizar abaixo de X reais?”,
• “quanto custa manter execuções sem movimentação há N anos?”.
• Geração de relatórios que mostram que a Procuradoria não é omissa, e sim atua com seletividade técnica e economicidade.
• Menos afogamento em tarefas mecânicas
Menos tempo em copiar/colar petição padrão; mais tempo para casos complexos, acordos relevantes e teses estratégicas.
• Redução do risco de prescrição e de apontamentos pessoais
Monitoramento automático de processos com risco de prescrição intercorrente e registro de cada ato praticado, pronto para ser apresentado em correições e auditorias.
• Prova de esforço arrecadatório com trilha de auditoria
Relatórios que mostram:
o o que foi tentado extrajudicialmente,
o quando e como foram movimentadas as execuções,
o critérios objetivos de seleção e cancelamento.
• Alinhamento com CNJ, Tribunais de Contas e boas práticas de Dívida Ativa
A Procuradoria passa a ter narrativa técnica estruturada para justificar:
o por que não ajuiza tudo,
o por que extingue execuções de baixo valor,
o por que prioriza determinadas faixas de crédito.
• Proteção institucional e pessoal do procurador
Decisões documentadas, critérios parametrizados, histórico de atos em um só ambiente:
mais segurança para quem assina e responde pelo contencioso da Dívida Ativa.
Modernize a atuação jurídica do seu município com uma plataforma integrada que automatiza processos, conecta-se diretamente aos Tribunais e centraliza todas as atividades da Procuradoria.
Com recursos avançados de automação, a solução amplia a eficiência na cobrança conciliatória e execução, na emissão de pareceres e na gestão contenciosa — garantindo agilidade, segurança e inteligência na tomada de decisão.
A solução amplia a eficiência da Procuradoria por meio de integração direta com o Poder Judiciário. Essa conectividade permite a tramitação eletrônica de processos, reduz atividades manuais e acelera o andamento das demandas, promovendo maior produtividade e segurança jurídica.
As inovações trazida pela LC nº 208/2024 que permitiu a securitização da dívida ativa pelos entes públicos, manteve o papel importante dos procuradores.
Nesse sentido, a tecnologia tem desempenhado um papel crucial no apoio aos procuradores, impulsionando a transformação digital no Judiciário e no Ministério Público. Esse avanço tecnológico, especialmente a inteligência artificial (IA), tem como objetivo otimizar a rotina de trabalho e aumentar a eficiência, sem substituir o julgamento humano.